Como gerir um condomínio depois de uma pandemia?
De uma forma ou de outra, todos fomos impactados pela COVID-19. É natural que o mesmo se reflita nas estruturas em que nos organizamos, nomeadamente, nos condomínios em que vivemos. A nossa forma de comunicar mudou e as nossas exigências também. De que forma podem as empresas de gestão adaptar-se através da utilização de novas tecnologias?
Será que a pandemia mudou o ADN dos condomínios? Mudou, sem dúvida, os hábitos de quem neles vive. De um momento para o outro, tivemos de nos adaptar a uma realidade nova, em que os ecrãs passaram a ser a nossa principal forma de contacto. Ainda que tenhamos suspirado pelo regresso ao normal, muitas das coisas que a pandemia trouxe, parecem ter vindo para ficar. Como é que as empresas de gestão de condomínio podem tirar partido deste novo mundo?
Realização de reuniões de condomínio online
Depois de dois anos em que muitas reuniões de condomínio não puderam acontecer por estarmos em isolamento, a lei do condomínio, que foi atualizada em abril de 2022, prevê agora a utilização de meios de comunicação à distância. A preferência é por videoconferência, mas a lei não exclui a utilização de meios de comunicação escritos.
Para isso, basta que a administração do condomínio assim o deseje, ou que a maioria dos condóminos o requeira. Contudo, caso algum dos condóminos transmita, de forma fundamentada, que está impossibilitado de realizar a reunião desta forma, a gestão do condomínio deverá assegurar-lhe os meios necessários. Caso contrário, a assembleia não poderá ser realizada online.
Convocação de assembleias de condóminos por e-mail
Se até agora a lei previa que as convocatórias para as reuniões teriam de ser realizadas por carta registada até 10 dias antes, neste momento, se o condómino desejar, pode expressar a sua vontade, em assembleia de condóminos, para passar a receber as convocatórias por e-mail. Esta indicação deverá ficar registada em ata.
Utilização de novas plataformas de gestão de condomínio
Apesar de muitas empresas de gestão de condomínio já utilizarem software que as auxiliava com a gestão do condomínio antes da pandemia, as alterações estruturais trazidas pela COVID-19 vieram confirmar que o papel e a caneta nem sempre são a melhor solução. A possibilidade de partilhar trabalho e informação de forma organizada, a que todos os colaboradores possam ter acesso de forma simples e sempre atualizada, é fundamental.
Aliás, as empresas que já o faziam, foram capazes de adaptar os seus escritórios à realidade remota de forma mais rápida, sem grande impacto para os moradores dos prédios que gerem. Conhecer estas plataformas, perceber de que forma podem valorizar e tornar mais produtivo o trabalho das empresas de gestão é uma mais-valia gigantesca no mundo em que vivemos hoje, de total transformação digital.
Reestruturação da comunicação entre empresas de gestão e moradores
Com a pandemia, surgiu não só o paradigma da comunicação remota, mas também o da comunicação assíncrona e, como consequência, a reflexão sobre a importância da documentação e da informação.
Os moradores querem, cada vez mais, estar a par do que se passa sem terem de ligar para o gestor do condomínio. O gestor do condomínio quer poder jantar com a família, descansado, sem que o Sr. Jacinto do 3ºB ligue a queixar-se da lâmpada fundida na entrada do prédio. O trabalho de equipa entre a gestão de condomínio e os moradores deve ter o mínimo de atrito possível.
É importante que as empresas percebam as vantagens que uma plataforma de comunicação bem pensada e estruturada, com os novos paradigmas em mente, traz para ambos: se por um lado, os gestores de condomínio podem organizar melhor o seu trabalho, as suas prioridades e ter um maior equilíbrio casa-trabalho; por outro, os moradores podem sentir-se empoderados por estarem sempre a par das novidades, sem que para isso tenham de realizar contactos proativos. Finalmente, os moradores poderão perceber o valor e a quantidade de trabalho que está por trás da gestão de um condomínio e nem sempre é fácil transmitir.
Claro que já existem muitas plataformas no mercado que poderão ajudar. O Predifix é um caso muito particular, porque nasceu com estes paradigmas em mente. Com o Predifix, a comunicação entre empresas de gestão e moradores poderá ser muito mais fácil. Sente-te à vontade para conhecer melhor o nosso site e saber mais sobre aquilo a que nos propomos.
Como diz a canção, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. As pessoas precisam de serviços que se adaptem às suas necessidades e novas formas de comunicar e gerir informação. As empresas precisam de maior equilíbrio e maior produtividade. Será que conseguimos fazê-lo sem sermos reféns da tecnologia? Sem que uma ferramenta nova atrapalhe mais do que aquilo que ajuda? Temos a certeza que sim. Com a investigação certa e a escolha das ferramentas que fazem mais sentido para cada empresa, a transformação digital estará cada vez mais perto.