Vivo num condomínio. Como posso carregar o carro elétrico em casa?
Com o crescente incentivo à compra de carros elétricos, cada vez mais pessoas optam por esta solução. Contudo, não só ainda não há estruturas públicas suficientes para o carregamento, como o carregamento em casa pode ser mais vantajoso. Afinal, como podes carregar o teu carro se vives em condomínio?
A lei ainda não acompanha a crescente procura de soluções de carregamento em casa, deixando algumas perguntas por responder. Podemos apenas falar do que já existe. Caso vivas em condomínio e queiras instalar uma estação de carregamento na garagem, a lei (Artigo 29.º do Decreto-Lei n.º 90/2014, de 11 de junho) é perentória:
“é admitida a instalação, por qualquer condómino, arrendatário ou ocupante legal, a expensas do próprio, de pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos ou de tomadas elétricas que cumpram os requisitos técnicos definidos pela DGEG”
Portanto, poderás instalar o teu ponto de carregamento, o que não quer dizer que não haja entraves. Os procedimentos a seguir vão depender, e muito, do ano de construção do prédio.
Se o teu prédio foi construído a partir de julho de 2010:
A tua vida ficará um pouco mais simplificada.
Prepara a instalação.
Os edifícios mais recentes já têm obrigatoriamente uma infraestrutura elétrica que permita a instalação de postos de carregamento.
Contudo, para fazer a instalação, deverás contratar um instalador certificado que garanta os requisitos estabelecidos pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), no respetivo guia técnico.
Pede orçamentos aos técnicos.
Sendo uma instalação individual, terás de ser tu a suportar as despesas. Pede orçamentos e percebe ao fim de quanto tempo conseguirás reaver o teu investimento.
Comunica ao condomínio.
Terás de comunicar à administração de condomínio, por escrito, de preferência por carta registada, que pretendes instalar um posto de carregamento. A comunicação tem de ser feita pelo menos 30 dias antes da instalação. Se o condomínio decidir opor-se, terá de responder-te, através de carta registada, nos próximos 15 dias, fundamentando a sua decisão.
Por que motivos pode o condomínio opor-se?
- Se o próprio condomínio decidir instalar dispositivos que assegurem o carregamento de carros elétricos. Neste caso a instalação estará a cargo do condomínio e terá de estar pronta até 90 dias após a tua comunicação.
- Caso já exista um ponto de carregamento para uso partilhado no prédio.
- Se o condomínio considerar que a instalação põe em risco a segurança dos moradores ou a linha arquitetónica do edifício.
Se o teu prédio foi construído antes de julho 2010:
Neste caso, terás mais procedimentos a realizar.
Pede autorização ao condomínio para preparar as infraestruturas para a instalação elétrica.
Antes de 2010, os prédios à partida não têm a instalação elétrica adequada. Para poderes fazer esta instalação, terás de pedir autorização e dois terços da assembleia de condóminos terá de aprovar.
Que motivos poderão complicar a aceitação por parte da assembleia de condóminos?
É possível que a contratação elétrica atual não tenha potência ou capacidade para ter um ou mais pontos de carregamento. Nesses casos, o condomínio poderá ter de pedir o aumento da potência contratada, o que implicará custos mais elevados na fatura da eletricidade do prédio.
Se o condomínio autorizar, terás de ser tu a tratar da preparação da infraestrutura. Para isso, tens de pedir orçamentos a um instalador certificado, como acima descrito.
Como posso realizar o pagamento da eletricidade que gasto a carregar o carro?
Tudo dependerá da instalação. Há várias opções no que toca ao carregamento, mas o mais prático para um carregamento individual num condomínio parece ser a aquisição de uma wallbox. Trata-se de um dispositivo, montado na parede, que não só diminui o tempo do carregamento, como te permite ter acesso, de forma detalhada, aos teus consumos.
No que toca ao pagamento, o mais fácil será pedires um contador próprio com faturação autónoma. Assim, a conta a pagar não estará relacionada com a conta do condomínio. Caso isto não seja possível, poderás acordar com o condomínio que, todos os meses, apresentas os teus consumos e pagas o correspondente da fatura comum.
Há apoios do Governo à instalação de postos de carregamento?
Sim. Sabe tudo sobre o que é necessário e como podes tornar-te elegível neste artigo.